William james
O pioneiro da Psicologia Funcional desenvolvida nos Estados Unidos foi o americano William James (1842-1910) que, segundo pesquisa realizada 80 anos após sua morte, perdia prestígio apenas para Wilhelm Wundt. Mas sua importância perdia um pouco de brilho, devido ao seu interesse por assuntos místicos como telepatia, clarividência, espiritismo e comunicação com os mortos. Tinha verdadeira aversão pelo método de experimentação em psicologia e pouco trabalho realizou nessa área.
BIOGRAFIA
William James nasceu no Astor House, um hotel da cidade de Nova York, em uma família destacada e rica. Seu pai dedicou-se com entusiasmo, embora de forma inconsciente, à educação dos filhos, alternava entre a Europa e os Estados Unidos. Assim os anos escolares iniciais de James foram passados na Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Suíça e nos Estados Unidos.
Essas experiências estimulantes expuseram James às vantagens culturais e intelectuais da Inglaterra e do restante da Europa.
James viajou diversas vezes para o exterior, e o método favorito do pai para tratar das pessoas doentes da família era mandá-las para a Europa, e não para o hospital. Sua mãe dispensava atenção e carinho aos filhos somente quando estavam doentes.
Embora o velho James não esperasse que nenhum dos filhos se preocupasse em ganhar a vida, incentivou o interesse precoce de William pela ciência.
Com 18 anos, James decidiu tornar-se artista mas convenceram-no o ateliê que, apesar de boa técnica,não era dotado de talento suficiente para tornar-se grande artista.
Desistiu da carreira e acabou matriculando-se na Lawrence Scientific School em Harvard. Nessa época estourava a guerra civil americana, e mais tarde, James confessou que desejara servir o exército que logo foi proibido pelo pai com a seguinte alegação ‘’que não existe nenhum governo ou qualquer outra causa que valesse a vida como sacrifício.
Pouco tempo depois de chegar a Harvard, começou a perder a