grande sertão
Segundo o cristianismo, que expressa seus ensinamentos na Bíblia, no princípio Deus criou o céu e a terra. Antes disso, a terra estava deserta e vazia, mas o espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus exigiu que houvesse luz, e houve luz, ao refletir sobre isso, Deus viu que era a luz era uma coisa boa. Depois separou a luz da escuridão, e disse que a luz era o dia e a escuridão era a noite. Esse foi o primeiro dia. No segundo dia, Deus fez com que as nuvens ficassem no céu e disse que delas cairia a chuva.
Deus disse ao espaço que fica no alto que seria denominado "céu". Quando chegou o terceiro dia, Deus definiu as águas que haviam se juntado como sendo os mares, observou o céu, a terra, o mar e o chão seco e viu que tudo isso era muito bom. Depois fez com que crescessem no chão toda espécie de plantas e árvores, e viu que isso também era bom.
Foram definidos os dias e as noites no quarto dia. Deus disse que no céu haveriam lâmpadas que iluminassem. Durante o dia seria o sol e durante as noites seriam a lua e as estrelas. Essas lâmpadas também serviriam para indicar o dia, a noite, o mês e a semana em que estamos e também marcariam as estações dos anos. Vendo que tudo aquilo era bom, passou-se mais um dia. E chegou o quinto dia, dia em que Deus criou animais, fez peixes nadarem na água, pássaros voarem sobre a terra, e fez com que no campo vivessem todos os tipos de animais, grandes e pequenos.
No sexto dia, Ele criou o homem à sua imagem e semelhança, e lhe confiou a terra com os animais e plantas, e ainda lhes falou: "Sejam fecundos e tenham filhos. Eu lhes confio a terra. Vocês valem mais que os peixes, os pássaros, os animais e as plantas. Cuidem deles. As plantas servirão de alimento para vocês e para os animais." Deus viu que tudo o que tinha feito era bom. Em seis dias Ele criou o universo: o céu, a terra, o mar e todos os seres vivos. E, por fim, no sétimo dia, Deus descansou. Por isso, o