Grande Racionalismo
1.1 O conhecimento parte da razão.
Durante o séculos XVII o racionalismo foi corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que foi a operação mental , discursiva e lógica. É a doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa inteligível, que não possa ser demonstrada de fato, como a origem do universo, baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento que não vem da experiências e são elaborados somente pela razão para explicar a realidade.
1.2 Discurso sobre o método
René Descartes
Por vez, chamado o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna e considerado um dos pensadores mais importante e influente da história do pensamento ocidental. Descartes foi em busca da verdade, defesa de valores escolásticos (conjunto de doutrinas teológicas e filosóficas da idade média) e novos pensadores de uma nova filosofia.
- Pensamento
* Onde está a verdade?
* Existe um conhecimento verdadeiro?
Para buscar a resposta, Descartes colocava tudo em dúvida: Tanto ou onde vem o problema e quem vem o conhecimento.
Dúvida Metódica
É um instrumento metodológico com que Descartes procurou chegar á prova da existência de verdades absolutas, logicamente necessário e reconhecimento universal.
“Penso, logo existo”.
Esse jeito simplório de fala da necessidade em por as coisas em dúvidas, não aceitar as coisas já de cara e sim questionar-se radicalmente. Ele chega a conclusão que existe uma coisa da qual se pode ter certeza.
“Quando duvido estou vivendo um ato de pensar”
Dualismo
Descartes, chegou a conclusão e coexistência de dois princípios, de duas realidades contrárias entre si.
- Substância pensante, corresponde á esfera do eu ou da consciência.
- Substância extensa, corresponde ao mundo corporal e material.
- O idealismo é corrente filosófica de doutrinas que afirma ser a realidade mental, intelectual ou psicológica.
A matemática