ADMINISTRAÇÃO
Postado por: correa.elisa - 6/10/2011 ás16:45
Por Michelle Collins*
Publicado em www.pensandogrande.com.br
Toda pequena empresa quer motivar seus funcionários – eles trabalham com mais eficiência e produzem resultados melhores. Usar dinheiro e outros prêmios para aumentar a motivação é uma ideia simples, mas fazer isso de maneira justa e eficaz pode ser um desafio. Como você pode criar um programa de recompensas que motive os funcionários, deixe a equipe mais produtiva e tenha uma administração justa e eficaz?
O segredo, ao que parece, está nos detalhes. Aqui estão quatro etapas que você pode seguir:
1. Estabeleça um plano de ação
Embora os objetivos possam variar de um projeto para o outro, o processo a seguir pode ser copiado todas as vezes. Andrew Birol, presidente de uma empresa de consultoria, divide o processo em cinco etapas. Estes são os detalhes mais importantes do plano de recompensas:você sempre deve premiar o melhor desempenho e ser o mais claro possível com sua equipe ao explicar o que você considera um desempenho de excelência. Você também deve ter um plano e uma cultura que motivem os funcionários não tão bons a se esforçarem para melhorar. A comunicação é o ingrediente-chave para o programa todo.
Harvey Wigder, diretor de uma empresa de consultoria, diz que grande parte do sucesso do programa dependerá de as pessoas receberem uma mensagem clara e entenderem os objetivos.”Obviamente, todos ficam contentes se a empresa tem sucesso e todos recebem parte dos lucros”, Wigder afirma. “Porém, se as pessoas entenderem as regras básicas, saberão que, se os planos derem errado, elas não vão receber incentivos.”
2. Seja criativo ao definir os prêmios
Antes de divulgar o plano, decida qual será o prêmio. Se você usou bônus e participações nos lucros antes e essa estratégia funcionou, continue a usá-la. No entanto, Moynihan sugere que você mantenha anotações sobre os funcionários para distribuir