Grande gatsby
Referência bibliográfica:
Fitzgerald, F. Scott, 1985. O Grande Gatsby. Lisboa: Editorial Presença
Informações sobre o autor:
Francis Scott Fitzgerald nasceu em St. Paul, Minesota, em 1896.
Frequentou a universidade de Princeton e publicou o seu primeiro romance, Este Lado do Paraíso em 1920. Para além de O Grande Gatsby (1925) e Terna É a Noite (1934), consideradas as suas obras mais importantes, é também autor de mais de 160 contos, entre os quais O Estranho Caso de Benjamin Button e que foi alvo de uma adaptação cinematográfica. Scott Fitzgerald morreu em Hollywood a 1940.
Resumo:
Nick Carraway, um jovem comerciante do Midwest, torna-se amigo do seu vinho milionário, Jay Gatsby. A fortuna de Gatsby é, durante a história, motivo de boatos; todos os sábados, centenas de pessoas dirigiam-se a casa do milionário para as suas festas. Durante uma das excêntricas festas de Gatsby, Nick repara que nenhum dos convidados conhece bem o passado do anfitrião. O protagonista também visita Tom e Daisy Buchanan (amigo universitário de Nick e a sua prima). Mais tarde descobre-se que Gatsby apenas realizava as suas festas na esperança que um dia, por acaso, Daisy aparece-se numa, pois esta era o seu grande amor. Após Nick apresentar Gatsby a Daisy, estes envolvem-se num caso amoroso. Enquanto isso Nick envolve-se com Jordan (personagem que é introduzida durante a primeira visita de Nick a casa dos Buchanan).
Mais tarde Tom apercebe-se que o milionário se sente atraído pela sua mulher e alega que este é um gangster. Perante isto Gatsby força Daisy a contar ao Tom que ela nunca o tinha amado, mas sim ao milionário, e que o tempo em que esteve casada foi o pior da sua vida. Daisy acaba por dizer tudo isto ao seu marido, mas hesitante.
Inconformado com o sucedido Tom obriga Daisy a ir com ele para casa, mas Daisy recusa-se. Então Tom volta para casa com Nick e Jordan.
George Wilson, dono de uma oficina e amigo de Tom, no mesmo momento tinha uma discussão