Metodos Sísmicos
2
Método sísmico na exploração de petróleo
O método sísmico, ou sísmica de exploração de hidrocarbonetos visa modelar
as
condições
de
formação
e
acumulação
de
hidrocarbonetos na região de estudo.
O presente trabalho faz uso de especificidades que pertencem a áreas distintas de conhecimento. Esse caráter interdisciplinar torna necessária uma introdução de alguns dos conceitos básicos da área de exploração sísmica. Por isso nas próximas seções faremos uma breve descrição do processo de obtenção, processamento e interpretação de dados sísmicos em três dimensões.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0611891/CA
O subsolo é geralmente composto por diferentes camadas de sedimentos.
Diferentes camadas geológicas são caracterizadas por terem propriedades físicas distintas, dentre elas diferentes impedâncias acústicas. Essa característica é a base do processo de aquisição de dados conhecido como sísmica de reflexão.
O texto das próximas seções é fortemente baseado no capítulo correlato da
Tese de Doutorado de Pedro Mário Cruz e Silva [Silva 2004], e no trabalho de
Thomas [Thomas 2001].
17
2.1
Método sísmico de reflexão
O método sísmico (ou sísmica aplicada) tem como objetivo principal a formação de modelos de dados que, depois de processados e organizados, retenham informações relevantes a respeito da geologia da região onde foram adquiridos. Dentre os modelos existentes, o método sísmico de reflexão, classificado como um método indireto de exploração da subsuperfície, possui várias vantagens tais como sua capacidade de produzir como resultado final imagens sísmicas que forneçam alta definição das feições geológicas, além de permitir a cobertura de grandes áreas de aquisição quando comparado com um método de aquisição direto, como a perfuração de poços.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0611891/CA
Neste texto, não temos a pretensão de apresentar detalhadamente o método sísmico aplicado à