Gestao
Conflitos entre as visões e metas dos diferentes setores da empresa.
Relação 3: Conflitos entre finanças e marketing O preço de venda e as condições de pagamento são decisões críticas em qualquer empresa. A rentabilidade depende das margens obtidas pela diferença ente o custos de produção e o mix de preços.
Quanto maior for de venda e menor for o prazo de pagamento, melhor para a saúde financeira da empresa.
Para a área de vendas, entretanto, quanto mais flexibilidade os vendedores tiverem para conceder descontos e dilatar prazos de pagamento, mais fácil será a conquista do cliente.
Relação 3: Conflitos entre finanças e marketing Em muitas empresas, vendedores trabalham sob regime de comissão e pressionam seus superiores para oferecer maiores vantagens que os concorrentes. A formação de preços depende de vários fatores, incluindo custos, praticas adotadas no mercado estratégias das empresas. Em alguns casos, a empresa precisa sacrificar as margens de lucro em curto prazo para aumentar sua participação no mercado e aumentar a escala produtiva.
Relação 3: Conflitos entre finanças e marketing O conflito entre a área financeira e a de vendas inclui os critérios adotado para a classificação de maus pagadores. Os vendedores, principalmente quando remunerados a base de comissão, costumam ser mais flexíveis com compradores inadimplentes do que a área financeira. Algumas vezes o não pagamento de uma fatura é resultado de maus serviços prestados ou produto entregues fora das especificações. Assim, os vendedores procuram defender os clientes transferindo a responsabilidade do problema para outras áreas da empresa.
Relação 3: Conflitos entre finanças e marketing Para os responsáveis pela cobrança, por sua vez, isso pode ser fonte de dores de cabeça, pois os procedimentos nem sempre são claros.
Endurecer com o cliente pode representar a perda de mercado, enquanto
uma