blaá
O grande Gatsby conta a história de James Gatz, ou Jay Gatsby, um generoso e misterioso homem que muda de nome na tentativa de reconquistar Daisy, sua antiga paixão. A transformação de Gatsby de humilde oficial do Exército em anfitrião extravagante é narrada por Nick Carraway, um aristocrata falido e primo de Daisy. Trata-se de uma história de amor, mas também de uma história de sonhos e desilusões, de idealismo e materialismo. De um homem que deixa para trás sua origem e seus valores em busca de um sonho juvenil, mas que acaba por não encontrar nada além de hipocrisia e cinismo, em uma metrópole rica, moderna e inquieta.
1. Que aspectos característicos da década de 1920 nos Estados Unidos podem ser identificados no enredo de O grande Gatsby?
O livro de Fitzgerald descreve paisagens, personagens, hábitos e objetos que caracterizam o pós-Primeira Guerra Mundial e o início da ascensão do modo de vida americano. O mais evidente desses aspectos é a ambientação da trama, que se passa na efervescente cidade de Nova York e nos ricos subúrbios. Os automóveis, que de certa forma possibilitaram a migração das classes mais abastadas para as cercanias da metrópole, também servem de cenário para inúmeras passagens do romance. Ao lado dessas transformações na paisagem social e econômica, o autor registra a