Solubilidade
CENTRO DE CIÊNCIAS QUÍMICAS, FARMACÊUTICAS E DE ALIMENTOS
CURSO DE QUÍMICA FORENSE
DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EXPERIMENTAL
PROFª. DRA. ALINE JOANA R. WOHMUTH A. DOS SANTOS
EXPERIMENTO 4: SOLUBILIDADE
Bianca Blaas - Daniela Motta - Elizabethe Echevenguá - Helena David
INTRODUÇÃO Solubilidade é a propriedade que as substâncias têm de se dissolverem em uma quantidade limite de uma dada substância numa outra substância denominada de solvente. A quantidade de substância que se dissolve em determinada quantidade de solvente varia muito de substância para substância. Em geral, a solubilidade é expressa em gramas da substância a ser dissolvida por 100 g da substância que a dissolve, mas pode ser expressa também em mols por litro e em porcentagens de soluto/solvente. O álcool, por exemplo, possui solubilidade infinita em água, pois água e álcool se misturam em qualquer proporção. O mesmo não ocorre com a gasolina onde apenas pequenas quantidades se dissolvem na água. Para dissolver um copo de gasolina, precisaremos de muitos litros de água. Dizemos então que ela é pouco solúvel em água, ou ainda que a solubilidade da gasolina em água é muito baixa. Tendo em conta a quantidade de soluto dissolvido num determinado solvente e a solubilidade deste, as soluções podem apresentar-se como: Insaturadas, Saturadas, ou Sobressaturadas.
Quando um soluto se dissolve num solvente, as moléculas do solvente formam estruturas em torno das moléculas de soluto, num processo designado por solvatação.
OBJETIVOS A finalidade do experimento é reconhecermos as variáveis que afetam a solubilidade, tais como:
Pressão - com o aumento da pressão do gás, aumenta a solubilidade, quando a uma diminuição na pressão do gás, diminui a solubilidade.
Temperatura - interfere na capacidade de dissolução de um solvente com relação a certo soluto,