Gramática Audiovisual
Pensamento Imagético
Planos, ângulos e movimentos de câmera compõem um tripé que sustenta o pensamento imagético
Pensar imageticamente significa pensar a obra audiovisual em termos de planos, ângulos e movimentos de câmera
O senso estético pode ser um talento nato ou ser desenvolvido com o estudo e a observação de trabalhos de bons diretores, fotógrafos e profissionais da área
Planos
Plano de câmera é o nome dado a imagem capturada por uma câmera de cinema ou vídeo, que enquadre algo, geralmente um ser humano, de uma forma previamente definida
Segue-se uma escala e ela depende de cada diretor. Num set de gravação ele é quem vai estabelecer a escala a ser trabalhada e o restante do grupo de ve assimilar, mesmo que não concorde
Recorte que a câmera executa na representação da realidade
Plano Geral (BG) = É um plano que enquadra uma grande parte do cenário. Ele é mais descritivo, onde o personagem não tem tanta importância.
Plano Conjunto (PC) = Enquadra a área onde se desenvolve a cena, ou seja, o cenário ainda de impõe, só que agora os elementos já estão mais definidos.
Plano Americano (PA) = A partir deste plano, todos serão sempre definidos em função da presença humana. Este plano corta a figura humana na altura dos joelhos.
Plano Médio (PM) = A Pessoa aparece cortada da cintura para cima. O cenário já não tem mais tanto valor.
Plano Próximo (PP) = A pessoa aparece cortada do busto para cima. O cenário não aparece e a expressão facial começa a ter um peso determinante.
Primeiríssimo Plano ou Close UP (PPP) = O rosto ocupa praticamente todo o quadro. Tem grande intensidade dramática e psicológica, pois coloca a expressão humana como centro de interesse.
Big Close UP = As partes do rosto que exprimem emoção são totalmente valorizadas
Plano Detalhe (PD) = Não tem um limite definido, podendo enquadrar parte de uma pessoa ou objeto. É usado como "insert" dentro da cena, quando se quer chamar atenção para um ponto específico.