GRAMATICA
INTRODUÇÃO 2
Substantivo 3
Artigo 7
Adjetivo 8
Pronome 9
Numeral 11
Conclusão 13
REFERÊNCIAS: 14
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o intuído de apresentar alguns quesitos importantes para a construção de uma comunicação formal, contendo os conceitos e visando apresentar algumas regras gramaticais que devem ser seguidas, entre elas estão os substantivos, os artigos, os adjetivos, os numerais e pronomes.
Substantivo
Substantivo é aquilo que por si só designa a própria substância, ou seja, a essência, a matéria. É um termo com origem no latim “substantivu” que significa “substancial”. Gramaticalmente, substantivo é qualquer palavra que nomeia tudo que existe. É tudo que dá nome aos seres, a tudo que você vê, ouve, sente ou imagina.
Ex.: casa, avião, grito, música, felicidade, amor etc.
Qualquer palavra pode ser substantivada. Para tanto basta precedê-la de um artigo.
Ex.: O não é uma palavra cruel. (advérbio substantivado). O amar e o odiar não conhecem limites. (verbos substantivados).
O substantivo pode variar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
Quanto ao elemento que designa, o substantivo classifica-se em: próprio (Brasil), comum (cidade), concreto (caneta), abstrato (beleza), simples (flor), composto (beija-flor), primitivo (carro), derivado (carrinho).
O substantivo coletivo é todo aquele comum, mesmo no singular, que designa vários seres da mesma espécie: atlas (de mapas), biblioteca (de livros), enxame (de abelhas) etc.
Flexões do substantivo
O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo).
Por ser palavras variáveis, os substantivos podem se flexionar em: gênero, número e grau. Vejamos cada tipo de flexão, separadamente:
Flexão de gênero
Quanto ao gênero, os substantivos podem ser classificados em: masculinos e femininos. Temos por regra que todo substantivo masculino é caracterizado pela