Graduação
1. TEMA
Educação Ambiental como forma de conscientização, nos diferentes espaços escolares.
2. OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo examinar de maneira mais especifica a percepção ambiental dos alunos da educação escolar, aplicando tais conhecimentos à educação ambiental no ensino, visando a melhoria da qualidade da educação integral, no sentido da sensibilização e conscientização a respeito da conservação da natureza.
3. PROBLEMA
A educação básica tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, além de promover a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Neste sentido, compreende-se que o ensino é fundamental na formação de um ser, pois é através deste que é construído conceitos, conhecimentos e valores. Desta forma, a pesquisa que esta sendo proposta busca o desenvolvimento da consciência ambiental dos educandos, quais são suas percepções de natureza? Bem como, contribuir para delinear o perfil dos alunos, perfazendo métodos mais eficazes no processo de sensibilização e conscientização dos alunos da educação básica. Traçando suas formas de perceber, compreender e organizar o meio onde vivem. Integrando ao currículo escolar uma educação ambiental realmente eficiente, mediante a análise de suas experiências e de suas concepções a respeito das atividades que desenvolve e qual é a sua percepção em relação ao meio ambiente, diante disso, compreendemos que “a educação ambiental poderá ajudar na defesa do meio natural, pois ela aproxima o homem da sua verdadeira “casa”, a natureza, despertando-o para o cuidado e o respeito para com a terra” (Palma, 2005).
4. JUSTIFICATIVA
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos