Graduação
RESUMO
A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e atuações relacionados com os meios financeiros necessários à atividades da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controlo de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro a rendibilidade.
Palavras-chave: Financeiro; Conjunto; Atividades.
1 INTRODUÇÃO
Os grandes objetivos das ações e decisões da gestão financeira podem ser sintetizadas da seguinte forma:
. Assegurar à empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais.
. Assegurar a rendibilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta rendibilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos.
. Garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários quer à atividades corrente, quer à realização de investimentos em capital fixo.
2 AMBIENTE DA GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira é uma atividade dinâmica, cada um precisa saber gerenciar o seu dinheiro, e fazer ele render, além desse autogerenciamento, o seu campo de atuação se estende para as empresas públicas e privadas, todas também precisam fazer render o seu dinheiro. Juridicamente as empresas podem se organizar em:
2.1. FIRMAS INDIVIDUAIS
A própria modalidade já destaca que a empresa pertence ao individuo, todo o seu patrimônio pode ser utilizado para saldar as dividas e a sua responsabilidade é ilimitada. Esta é uma modalidade comum para pessoas com pequenos