Atores digitais
1. INTRODUÇÃO 4 2. Um Breve Histórico da Computação Gráfica 4 3. APLICAÇÃO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA NO CINEMA 5 4. ATORES DIGITAIS 6 5. CONCLUSÃO 7 6. BIBLIOGRAFIA 7
1. INTRODUÇÃO
Não seria possível falar de atores digitais sem antes falarmos da computação gráfica, sua origem, história, aplicação e como seu uso vem revolucionando a indústria cinematográfica.
Ao falarmos da computação gráfica, estamos nos referindo a uma técnica que se torna cada vez mais presente na indústria do cinema e da televisão. É cada vez mais visível o uso da computação gráfica em simples comerciais para a televisão, nas mais banais novelas adolescentes, em filmes com orçamento limitado ou em grandes produções cinematográficas. Uma tendência polêmica que essa explosão do uso da computação gráfica traz são os "atores digitais", seres que para muitos simbolizam o futuro da indústria audiovisual e que para outros são simplesmente uma moda passageira.
O objetivo desta pesquisa é mostrar que a computação gráfica e a indústria cinematográfica se tornarão grandes aliados, possibilitando a produção e utilização de animação digital e efeitos especiais em geral, popularizando também uma recém criada categoria de animação foto-realística, os “atores digitais”.
2. Um Breve Histórico da Computação Gráfica
A computação gráfica surgiu inicialmente da necessidade humana para a visualização de dados, e assim como o computador, foi desenvolvida para fins bélicos. Em 1940, cientistas que trabalhavam para o governo dos EUA começaram a utilizar computadores militares para furar papéis, a fim de imprimir gráficos; posteriormente, utilizou-se um tubo de raios catódicos para representar linhas e formas. A partir disso, em 1955, o comando de defesa aérea dos Estados Unidos desenvolveu o sistema de monitoramento e controle de vôos SAGE (Semi-Automatic Ground Enviroment), utilizando o Whirlwind I - considerado o primeiro computador a possuir recursos gráficos - como plataforma.