academia digital
1 INTRODUÇÃO
A segurança e a confiabilidade dos dados nos Sistemas de Informação (SI) são preocupações diárias em várias organizações, levantando inúmeros desafios na identificação e autenticação de usuários destes sistemas. De forma genérica os usuários destes sistemas podem se autenticar através de senhas, dispositivos, tais como Tokens, ou por características físicas através da biometria, que é uma evolução na autenticação e identificação de indivíduos.
Estas organizações estão utilizando cada vez mais os métodos de biometria em sistemas de informação (SI) nas áreas de segurança e controle de pessoas, onde já existem sistemas por reconhecimento biométrico em bancos, aeroportos, carros, casas, entre outros, sendo estes controlados via softwares visando proporcionar um maior conforto, segurança e confiabilidade às pessoas que utilizam estes meios.
O Brasil é um grande incentivador da utilização desta tecnologia, onde foi o pioneiro na utilização em urnas eletrônicas para as eleições de 2008, que segundo o TSE1 mais de 61 cidades utilizaram a identificação biométrica por impressão digital, sendo que a previsão para 2018 é de que todo o país utilize esta tecnologia, tendo o Brasil a maior base de imagens de impressão digital do mundo. Com isso é possível garantir a autenticidade das informações oferecendo para as pessoas uma maior confiança, mostrando que cada vez mais as organizações estão se preocupando com isso.
Enxergando o crescimento da utilização da identificação de pessoas por métodos biométricos para segurança e confiabilidade de sistemas de informação, este trabalho tem por objetivo o estudo de alguns destes métodos de biometria e mostrar a utilização do método de biometria por impressão digital em um sistema de informação voltado para academias.
1 TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – www.tse.gov.br
1.1 Tema
Academia Digital.
1.2 Delimitações do Tema
O sistema identifica o cliente e os funcionários de uma academia através