Graduação
Flaviane Cunha Santos
Jean Rodrigues
Jessica Paola Soares Rezende
Mayron Dias
ESCORPIÃO
Faculdades Integradas do Sudoeste Mineiro Fundação de Ensino Superior de Passos - FESP
Passos
2104
INTRODUÇÃO
A cidade de Passos-MG localiza-se no sudoeste mineiro, possui 105 mil habitantes. A região é basicamente agrícola, sendo a maior bacia leiteira de Minas Gerais.
Nos últimos anos os moradores da cidade de Passos-MG estão preocupados com o aumento dos escorpiões na cidade e com os acidentes ocorridos.
São conhecidas sete famílias de escorpião. A mais importante pelo número de espécies e pela produção de veneno ativo sobre o homem é a família Buthidae (TORRES, 2002).
No Brasil, acidentes escorpiônicos de importância médico-sanitário são ocasionados por espécies do gênero Tityus C. L. Koch, 1836, que representa 60% das espécies da fauna escorpiônica neotropical, podendo causar acidentes graves, pois apresentam um veneno ativo sobre o homem. Os principais acidentes se devem as espécies: Tityus serrulatus Lutz & Melo, 1922, Tityus bahiensis (Perty, 1833), Tityus paraensis, Kraepelin, 1896 e Tityus stigmurus (Thorell, 1876) (SCHVARSTMAN, 1992).
Segundo a literatura, são registrados casos de acidentes escorpiônicos em todos os estados, com predominância nos estados de Minas Gerais e São Paulo, ocasionando um problema de saúde pública.
Os acidentes podem variar amplamente quanto à gravidade. Há casos de morte e de sequelas causadoras de incapacidade temporária para o trabalho e outras atividades habituais (MARCELY, 2002).
Dentre as quatros espécies citadas o Tityus Serrulatus, conhecido como escorpião amarelo, é identificado pelas manchas escuras sobre o dorso e na parte inferior do fim da cauda, medindo cerca de 7cm de comprimento e a presença de serrilha no 3º e 4º anel da cauda. A população do Tityus Serrulatus é formada basicamente por fêmea, e reproduz por meio de