graduação
Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Port. Autorização MEC Nº 211, de 14/01/2004
LUIZ HENRIQUE DA ROCHA
Professora: Luana Karen
Análise da Linguagem Publicitária
Resumo
As Classes Receptoras
GAMA – DF
2014
As Classes como receptoras
O texto inicia com uma citação de “Ways of Seing” onde o autor Britânico John Peter Berger sugere uma hipótese de propaganda específica para a classe trabalhadora e uma para a classe média ou burguesia, sendo questionado quanto a falta de analise mais detalhada para abordar com mais afinco esta assunto. O Paragrafo a seguir fala de termos marxistas define a classe media como detentora dos meios de produção, mas com um número reduzido de pessoas e do outro lado a classe proletária que detém a maioria esmagadora de pessoas divididas em varias camadas.
Na continuação do texto as leituras pesquisadas são baseadas em um modelo de seis classes: classe trabalhadora baixa, média e alta de um lado e do outro lado classe média baixa, média e alta. Esta estratificação é usada como modelo para não criar uma divisão entre burguesia e proletariado.
Independentemente de classes, homem e mulher podem gozar de respectiva liberdade para suas escolhas em três significados de sistemas;
Sistema dominante: chamada de “versão oficial” das relações de classes.
Sistema subordinado: que define uma estrutura moral que endossam o controle do sitema dominante sem antes negociar melhores condições para determinados grupos.
Sistema Radical: A força desse sistema esta é o partido politico de massas, que está baseado no sistema subordinado.
Por estas definições o texto continua a ressaltar que a classe dominadora tem certo privilégio por ter mais dinheiro, poder e oportunidades resultando em uma ideologia individualista, mas ao tempo em que o proletariado aceita sua posição por considerar que filho de operário tem que ser operário.
Assim as propagandas tem cada dia