clasifição simples e fracionada
1335 palavras
6 páginas
1 _ IntroduçãoDestilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos. Os tipos mais comuns de destilação são: destilação simples, destilação fracionada, destilação a vácuo e destilação a vapor. Neste relatório serão apresentadas as técnicas de destilação simples e fracionada.
A destilação simples é uma técnica usada na separação de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de pontos de ebulição próximos.
Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza. No caso de misturas líquidas homogêneas (soluções ideais), a pressão total do vapor, a uma determinada temperatura, é igual à soma das pressões parciais de todos os componentes.
A destilação fracionada serve para separar uma mistura homogênea composta por dois ou mais líquidos, com pontos de ebulição diferentes. Experimentalmente a operação é executada com a utilização de uma coluna de fracionamento colocada entre o balão e a cabeça de destilação. O efeito desta coluna é proporcionar em uma única destilação, uma série de micro-destilações simples sucessivas.
A capacidade de uma coluna de fracionamento é a medida da quantidade de vapor e líquido que pode ser passada em contracorrente dentro da coluna, sem causar obstrução. A eficiência de uma coluna é o poder de separação de uma porção definida da mesma. Há uma grande variedade de colunas de fracionamento, porém as mais encontradas nos laboratórios são as do tipo Vigreux e Hempel.
A primeira é um tubo de vidro com várias reentrâncias em forma de dentes, distribuídas de modo que as pontas de um par de dentes quase se