graduação
E O PROCESSO EDUCATIVO
Franz Boas defende a ideia de que cada cultura tem sua própria história, longa e única,como mencionado na Aula 1, pág. 4. A diversidade de culturas que conhecemos hoje é resultado de coalizões que permitem o enriquecimento e o surgimento de outras formas culturais. Esta é uma das ideias mestras da concepção de Lévi-Strauss sobre cultura.
“O progresso se dá quando uma cultura entra em contato com outra (ou outras) culturas, pois as trocas culturais que se sucedem servem como mecanismo de propulsão para o progresso.” Claude Lévi-Strauss
Ao se cruzarem e receberem contribuições e influências umas das outras, pois nunca se encontram isoladas, as diversas culturas existente trocam suas experiências e desenvolvem novos conhecimentos. E o professor com sua sensibilidade consegue perceber as novas formas de relações que se constituem, pois interferem no cotidiano e transformam práticas culturais tradicionais em novas práticas, constituindo outras percepções sobre estas formações culturais que se ramificam constantemente, desestabilizando percepções já constituídas sobre essas formações culturais. É importante construir-se na escola, um projeto educacional democrático, igualitário e libertador.
"nenhuma cultura está só; ela é sempre dada em coligação com outras culturas"
(LÉVI-STRAUSS, 1976, Raça e História)
Uma cultura híbrida ou mestiça nasce da relação entre indivíduos de culturas diferentes, e isso acaba ocorrendo de forma sutil, no dia a dia das pessoas, nas inter-relações que acontecem, transformando-se em imagens que passam despercebidas pelas lentes das câmeras naturais dos integrantes deste ou daquele grupo, fenômeno denominado de multiculturalismo.
Essa micelânea de “imagens” registradas instalam-se, criando suas