graduação
A administração como atividade é um processo que se compõe, pelo menos, de quatro funções básicas: planejamento, organização, direção e controle.
Planejar é determinar os objetivos e o modo como podem ser alcançados. Organizar é dividir trabalho, agrupar atividades, designar pessoas para execução, distribuir e alocar recursos, coordenar e integrar esforços, tudo em função dos objetivos e planos traçados. Dirigir é comandar e coordenar indivíduos, grupos e ações, processo que se relaciona à interpretação dos objetivos, motivação, liderança e resolução de conflitos. Controlar é verificar se as atividades realizadas estão conduzindo ou não ao alcance dos objetivos estabelecidos e dos resultados esperados. Este processo é dinâmico, interativo, de tal modo que as quatro funções – planejar, dirigir, organizar e controlar – estão em permanente diálogo entre si. Nenhuma pode ser realizada ou compreendida isoladamente, já que a administração é exatamente a combinação cíclica e recorrente dessas funções.
Atividades básicas da administração exercidas em diferentes níveis organizacionais
Os administradores em geral, devem desempenhar algumas atividades básicas, para que o alcance de metas seja possível. São elas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE.
Os níveis organizacionais dentro de uma instituição são:
• ALTA ADMINISTRAÇÃO - Onde as decisões estratégicas são tomadas baseadas na análise de alternativas e correta utilização dos recursos materiais, financeiros, humanos e informacionais. É constituído pela Diretoria e sua atividade básica é o planejamento.
• MÉDIA ADMINISTRAÇÃO - É aquele setor que implanta aquelas estratégias que foram traçadas na alta administração, coordena essas atividades e soluciona eventuais problemas que possam acontecer. É formado pela Gerência, que conduz e motiva os empregados na realização de tarefas e serve como um meio de comunicação entre os empregados e a diretoria, além de fazer a divisão e