graduação
Língua, história e memória: o estudo topônimo das praças públicas de São Luís/MA
Maxsoel Costa
E-mail: artedeler@hotmail.com
Profª. Drª. Teresinha de Jesus Baldez e Silva
E-mail: tbaldez@hotmail.com
Resumo:
A Toponímia é um campo dos estudos linguísticos, teoricamente definida como o estudo etimológico dos nomes de lugares. Caracteriza-se por desenvolver um resgate sócio-histórico de uma localidade, com base na análise dos topônimos dessa região, além de procurar significar e não somente identificar a origem desses topônimos. Partindo desse princípio, este trabalho visa identificar a relação e o significado que os topônimos das praças públicas de São Luís têm para a realidade histórica desta região.
A linguagem é a maneira pela qual o homem dá significado às coisas. É a maneira pela qual ele ordena e categoriza o mundo que o cerca. No que diz respeito aos espaços físicos, o homem costuma nomeá-los atribuindo significados. A essas nomeações de lugares, cientificamente, dá-se o nome de topônimo.
No entanto, apesar do signo linguístico nomear o mundo de ordem arbitrária, os topônimos, por sua vez, são signos linguísticos motivados por excelência (DICK, 1990, p. 18).
No que diz respeito às praças públicas, costuma-se nomeá-las atribuindo características peculiares à historicidade local. No caso de São Luís, os nomes que nomeiam as praças da cidade, referem-se a figuras importantes para a memória da região. Este estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica acerca da toponímia das praças da cidade de São Luís. No entanto, permitiu-nos identificar que os logradouros em estudos são nomeados atribuindo homenagem a figuras de importância sócio-histórica para a região. Palavras – chave: Toponímia, memória e identidade dos espaços públicos.
Bibliografia:
DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. Toponímia e antroponímia no Brasil. Coletânea de estudos. São Paulo: USP.