Graduação
O coagulante utilizado foi o cloreto férrico hexahidratado (FeCl3 . 6H2O). A melhor dosagem de coagulante considerando o parâmetro de turbidez foi a dosagem de 30 mg/l.
Questão 2
Prática Coagulação/Floculação
A água foi misturada a um tipo de solo composto, predominantemente areia grossa, para simulação da água bruta. A partir da amostra serão desenvolvidos os ensaios para análise de coagulação/ floculação.
1) Cor
A preparação da amostra se deu por meio de filtração e centrifugação. A determinação da cor aparente da água bruta foi através do espectrofotômetro de massa com comprimento de onda adotado de 456 nm. A unidade utilizada é mg PtCo/l.
Procedimento: Foi procedida a lavagem da cuba do espectrofotômetro, onde iria se dispor a amostra, numa primeira etapa com água destilada e posteriormente com a própria amostra para ambientalizá-lo. Por fim a amostra foi colocada no aparelho que determinou o valor da grandeza em absorbância (A).
Resultado: 0,161.
Por meio da equação 1 foi determinado o valor da concentração em mg PtCo/l:
C = 199,25 mgPtCo/l
2) Turbidez
Foi medida através do turbidímetro. A unidade utilizada é NTU. O mesmo procedimento feito para cor é o mesmo para turbidez.
Resultado: 46 NTU
3) Ensaio Jar Test
Inicialmente mediram-se os volumes das três cubas por meio de medição direta das suas dimensões, os resultados encontrados foram L1= 11,45 cm, L2= 11,45 cm e H=19,5 cm. Foram adicionados em cada jarro 2 litros da água bruta. Em seguida foram medidos o pH e a temperatura de cada jarro.
- O pH foi medido com o phgâmetro com os seguintes resultados:
Jarro 1: 7,76 → T=25,9°C
Jarro 2: 7,67 → T=25,9°C
Jarro 3: 7,62 → T=25,9°C
- O coagulante utilizado foi o cloreto férrico hexahidratado (FeCl3 . 6H2O).
Temos a seguinte relação: 1 g de FeCl3 . 6H2O foi diluído em 1 litro de água destilada.
Temos as seguintes quantidades de coagulante em cada jarro:
Jarro 1: 15 mg/l
Jarro 2: 30 mg/l
Jarro 3: 45 mg/l
-