Quimica
Profesor: Bruno Lôbo
Curso: Engenharia Civil
Matéria: Tópicos de Engenharia
Aluno: Kássio Adriano de Jesus Amorim
RGM: 133331-3
Turno/Turma: 1º “D” 42
TÓPICOS
DE
ENGENHARIA
Brasília-DF, 05 de outubro de 2013
Tabela periódica e sua importância para a química
O ensino de química sempre foi apresentado como uma grade dificuldade por diversos autores da educação. Os educadores têm apontado como solução para o problema o investimento em novas metodologias e aplicações práticas e vinculadas ao cotidiano dos alunos que facilitem o trabalho docente e a assimilação e produção dos conteúdos ministrados, por parte dos discentes.
O Ensino da Química em particular, o tema Tabela Periódica, obrigatoriamente visto nas escolas, está muito distante do que se propõe, isto é, o ensino atual privilegia aspectos teóricos de forma tão complexa que se torna abstrato para o educando. A elaboração da tabela periódica tal qual é conhecida hoje é um bom exemplo de como o homem, através da ciência, busca a sistematização da natureza. A tabela reflete, assim, de forma bastante intensa, o modo como o homem raciocina e como ele vê o Universo que o rodeia.
Verifica-se a necessidade da utilização de formas alternativas relacionadas ao ensino de química, com o intuito de despertar o interesse e a importância dos conceitos químicos presentes nos currículos escolares. São notórias as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Química infelizmente. Os professores encontram-se atrelados a uma metodologia tradicional e os alunos costumam ter aversão aos conteúdos desta disciplina, por considerá-los de difícil compreensão.
Através desta pesquisa, descobrimos que os alunos não conseguiram perceber o conhecimento que elas já tinham. É fácil perceber que da perspectiva da contextualização deriva a interdisciplinaridade, tem faltado na área de