Graduação
TEMPO DE VIDA DO ESPAÇO DE ENDEREÇAMENTO VIRTUAL
Duas situações em que o núcleo do sistema cria um novo espaço de endereçamento virtual: processo executa um novo programa, por meio de uma chamada à rotina do sistema exec; criação de um novo processo, por meio da rotina de sistema fork.
O núcleo do sistema copia os descritores vrn_area_struct do processo pai e cria um novo conjunto de tabelas de páginas para o processo filho. Qualquer página que tenha sido escrita pelo processo pai nessa região é uma página privada. TROCA DE PROCESSOS E PAGINAÇÃO
Tarefa importante do sistema de memória virtual é a transferência de páginas, da memória física para o disco;
O Linux usa o mecanismo de paginação, em vez de transferir todos os dados de um processo de uma única vez.
Paginação
O sistema operacional mapeia um grande espaço de endereçamento lógico num espaço de endereçamento físico menor.
Quando um programa acessa um endereço lógico que está atualmente localizado no Disco Rígido, o respectivo segmento de memória (chamado página) é carregado na memória principal, enquanto outro segmento de memória precisa ser escrito para o Disco Rígido para compensar.
Sem tais partições ou arquivos, a memória principal é limitada ao seu tamanho físico disponível realmente.
O sistema de paginação pode ser dividido em duas partes.
Algoritmo que define a política de substituição de páginas;
Mecanismo de paginação, que realiza a transferência dos dados entre a memória e o disco, quando necessário.
A política de substituição de páginas do Linux usa uma versão modificada do algoritmo do relógio (ou de segunda chance).
O mecanismo de paginação oferece suporte ao gerenciamento de páginas, tanto para dispositivos e partições dedicados à troca de processos, como para arquivos comuns, embora a troca de páginas de arquivos comuns seja substancialmente mais lenta, em razão da sobrecarga extra, devida ao sistema de arquivos. Memória
Os níveis do cache são