Graduação
Multiplicador de Tensão
1. RESUMO
Nesta prática iremos trabalhar com o multiplicador de tensão, além dos circuitos retificadores básicos, é possível elaborar outros tipos de circuitos de função específica com o diodo retificador.
Uma circuito retificador apresenta a desvantagem de fornecer um valor de tensão máximo limitado ao valor de pico da tensão CA aplicada à sua entrada. Com a adição de capacitores, que são dispositivos de armazenamento de energia, e de um número maior de diodos, é possível obter um circuito multiplicador de tensão, ou seja, um circuito que fornece uma tensão CC a partir de tensão CA, com um valor duas ou mais vezes maior que o valor de pico CA.
2. INTRODUÇÃO
Dobrador de Tensão
Circuito construído a partir de dois retificadores de meia-onda em conjunto com dois capacitores para proporcionar um valor de tensão combinado.Também denominado de detetor de pico-a-pico, fornece uma tensão CC de saída de duas vezes o valor da tensão de pico CA de entrada.
Seu funcionamento se baseia no seguinte: em um semiciclo da tensão Vf, o diodo D1 está polarizado diretamente, conduzindo acorrente, e o diodo D2 está polarizado reversamente, bloqueando a passagem da corrente elétrica. Consequentemente, o capacitor C1 está com a polaridade correta, carregando, e o capacitor C2 com a polaridade invertida, descarregando, em série com a carga RL. No semiciclo oposto, ocorre o contrário: diodo D1 polarizado reversamente, bloqueando, diodo D2 polarizado diretamente, conduzindo, capacitor C1 com polaridade invertida, descarregando em série com a carga, e o capacitor C2 com polaridade correta, carregando.
Em alternância com os semiciclos, um diodo conduz e outro bloqueia, e um capacitor carrega enquanto outro descarrega na carga a energia armazenada do semiciclo anterior. Observar que o valor dos capacitores (capacitância) deve ser o maior possível, pois se a carga