Introdução ao Pensamento Social
AO
PENSAMENTO
SOCIAL
PrintLeaks
ERNESTO KRAMER
COMPARTILHAR MEUS LIVROS NÃO É PIRATARIA
2k13
printleaks@hotmail.com
2
CONTEÚDO:
Instituições
Alguns Tipos de Sistema Político
A Sociedade Acéfala
4
13
15
O Que é Lei
20
A Organização da Produção
24
A Troca de Bens
28
Dinheiro e Crédito
33
Capital
34
Crédito
37
Impostos
41
Mudança Social
43
3
INSTITUIÇÕES
Como suposição implícita tínhamos que o ser humano começou a criar instituições depois de um período sem elas. Atualmente tendemos mais a supor que sempre deve ter havido algum tipo de instituições, desde que existem criaturas que podem ser descritas como seres humanos.
A primeira hipótese pareceria mais plausível no campo das instituições políticas, contrapostas às relações domésticas. Nas últimas devemos reconhecer regras sobre propriedade, disposições sobre uso, herança e disputas. Nas primeiras, não podemos afirmar que sempre existiram tipos de governo.
Em sociedades de pequena escala, a noção de organização social poderia ser delimitada a relações puramente pessoais de parentesco, ainda que este conceito hoje é mais aplicado à organização total da sociedade.
4
Organização política viria a se referir somente ao governo que reivindica autoridade sobre um território definido. Discutível é traçar a este ponto o conceito Estado, pois povos sem governo ainda assim tem sistemas políticos. Podemos ver que, se o Governo for adequadamente definido, ver-seá que toda sociedade o possui.
Parece ser que o conceito de lealdade política devida a uma autoridade territorial surgiu bastante tarde na história da humanidade. Esta seria uma mudança tão dramática nas relações humanas, que chega a merecer o nome de revolução.
De fato não há registro de sociedades nas quais a filiação a uma unidade ou comunidade política dependa unicamente de parentesco, e nenhuma na qual todas as pessoas ligadas pelo parentesco