analise do geossistema
Que setembro apelou pra Pedro
Quero chuva mansa e clara
(...)
Eu ainda hei de ver
Um mundo sem guerra
De homens honrados
Então seguirei por aqui
De pés no chão despreocupado
(Xangai – Luz Dourada)”
O relatório que segue é fruto de uma série de estudos e visitas a campo, realizada entre os meses de setembro/2012 e março/2013, no âmbito da disciplina Geografia Física IV e tem como objetivo a análise integrada da paisagem – no nosso caso presente nas folhas topográficas na escala de 1: 100.000 (SD.24-V-B-V; SD.24-V-B-VI; SD.24-V-D-II).
A área de estudo está localizada no Território de Identidade do Recôncavo Sul, no estado da Bahia e tem extensão territorial de aproximadamente 4.922 km², esta região é dotada, portanto, de diferentes recursos naturais, culturais e aspectos sócio-econômicos. Nesse relatório será dado o enfoque às áreas visitadas durante à saída de campo realizada entre os dias 14 e 17 de fevereiro, à saber: Nazaré, Amargosa, Santo Antonio, Elisio Medrado, Milagres, Jaguaripe.
A Teoria dos Geossistemas, que está baseada na relação dialética entre potencial ecológico, exploração biológica e ação antrópica, irá amparar a análise aqui realizada, bem como teoriza Bertrand.
Temos como objetivos específicos confrontar e assimilar as condições reais encontradas na saída de campo com o estudado da área anteriormente; delimitar e identificar as Unidades de Paisagem; elaboração de mapas para melhor compreensão da área estudada; além da criação do perfil integrado.
No capítulo seguinte será apresentada toda a fundamentação teórica, que foi a base para a realização deste trabalho, no terceiro capítulo é apresentada a metodologia utilizada, para enfim no quarto capítulo serem explicitados e explanados o produto final do trabalho que foram as unidades de paisagens delimitadas e um quadro sistemático com os geossistemas elaborados. E por fim a conclusão do trabalho.
Mapa 1 – Localização da área de estudo