Graduando
Instituto de Ciências Sociais
Departamento de Sociologia
Disciplina: Métodos Sociológicos
Professor: Arthur Trindade M. Costa
1o Semestre / 2013
Discente: Jamile Cruzes Moysés Simão
Matrícula: 09/0141920
Resenha 1
O filósofo francês Gérard Fourez tenta estabelecer, em A Construção das Ciências: Introdução à Filosofia e à Ética das Ciências, um novo significado de conhecimento, Ciência e ética e seus respectivos reflexos presentes no processo de investigação científica.
Abordando a prática da ciência sob diferentes perspectivas,
O capítulo 2 aborda o processo da investigação científica partindo de que a definição não é o início do conhecimento e sim o fim. Pois, para chegar a uma conclusão é necessário uma série de processos investigativos, de observação, experimentação e por fim a conclusão.Sempre diferenciando o olhar subjetivo do objetivo para que tal crítica chegue a ser uma definição científica.
“Primeiro, se afirma uma tese, isto é como a realidade se apresenta [...] depois uma antítese, ou seja, a negação da tese, negação que é provada pela aparição de outros pontos de vista [...] enfim uma síntese uma nova maneira de ver [...] não sendo esta uma visão absoluta das coisas.”
Este trecho descreve o processo da construção dos métodos e conhecimentos científicos. Tudo parte de uma tese (teoria) da realidade onde observa-se o que existe, não de forma fixa, mas utilizando conhecimentos prévios para fundamentação da afirmação. O segundo processo é a negação onde inicialmente questiona-se a tese para que se apresente certa legitimidade (tanto cientifica, quanto social) para dar continuidade à investigação. Por fim cita-se a síntese uma conclusão de todo o processo onde se apresenta as conclusões, não tomando tal como verdade absoluta, mas sendo um argumento bem, fundamentado. “As ciências partem de uma observação fiel da realidade.”
Todo conhecimento cientifico parte do real (“lembrando o texto “realidade”, a