graduando
DENISE TAVARES¹
DORILENE SANTOS²
LENNISE ALVES³
RAPHAELA DIAS4
¹ Graduanda em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão
² Graduada em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão
³ Graduanda em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão
4 Graduanda em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão
1 INTRODUÇÃO
O termo religião afro-brasileira engloba uma variedade de manifestações religiosas existentes no Brasil, algumas originadas há muitos anos de religiões africanas tradicionais, outras organizadas no Brasil há algumas décadas, onde o culto a entidades espirituais africanas, o transe mediúnico e a integração de elementos do catolicismo são bastante conhecidos. Entre elas podem ser citadas: o Candomblé, surgido na Bahia e hoje encontrado em muitas cidades brasileiras; o Tambor de Mina, organizado no Maranhão e muito difundido em Belém do Pará e em São Paulo; e a Umbanda, hoje difundida em todas as regiões do país e absorvida por terreiros das mais diversas denominações religiosas afro-brasileiras.
Assim, neste presente trabalho enfatiza-se as principais manifestações afro- descendentes existentes no Maranhão, suas características e diferenciações. A metodologia utilizada baseia-se em referências bibliográficas e trabalhos feitos por antropológos, de forma a realizar um trabalho com fontes confiáveis e compromissado com o cenário afro-brasileiro maranhense.
2 CARACTERÍSTICAS GERAIS
As religiões afro, por serem tidas como “coisas de negros”, sofrem preconceitos até hoje, como herança de escravos, feitiçaria, embora haja a presença de numerosos praticantes brancos em seus cultos. Sabe-se, contudo, que muitas idéias e crenças são de origens ameríndias e européias, como por exemplo o conhecimento e o uso de plantas medicinais e práticas da feitiçaria européia. (FERRETI, 2005).
As mesmas incluem rituais com tambores e danças. Tratam-se de