Graduando
1. Comunidades biológicas são conjuntos de populações de espécies diferentes que ocorrem juntas no espaço e no tempo.
2. Professor falou que essa parte é do Rosso, mas basicamente super-organismos: populações são dependentes uma das outras, as comunidades no mundo seriam mais parecidas. Individualista: ocorrem independentemente de outras populações, estruturas de comunidades são heterogêneas no mundo.
3. Sucessão ecológica é um padrão não-sazonal, direcional e contínuo, de colonização e extinção por comunidades em um local.
-Outros padrões de variação teporal em comunidades podem ser: sazonais, cíclicos, e estocásticos (aleatórios), enquanto que na sucessão há não-sazonalidade, direcionalidade e previsibilidade.
4. Baixa perturbação: dominância de espécies K, pois são melhores competidoras e vão sempre vencer as espécies r nesta região que há baixa mortalidade por perturbações.
Intermediária perturbação: equitabilidade de espécies K e r, porque há médio nível de mortalidade por perturbação, assim é vantajoso tanto ter um alto nível de competitividade, como nas espécies k, bem como um alto nível de fecundidade e dispersão, como nas espécies r. Por isso, nesta região há maior diversidade.
Alta perturbação: muita mortalidade, o que beneficia espécies com alto grau de fecundidade e dispersão, por isso há dominância de espécies r.
5. Coexistencia de espécies mediada por predação: o predador generalista por exemplo, modula a competição interespecífica, pois diminui a densidade das espécies mais abundantes, fazendo crescer a das espécies mais escassas, fazendo com que a distribuição de destas espécies fique mais equitativo e permita a coexistência em um mesmo local.
Outro meio, diferenciação de nicho.
6. Intensidade da predação modula a diversidade de presas à medida que em baixa intensidade há dominância das espécies com alto potencial competitivo (espécies K), com alta predação há dominância de espécies que se