Graduando
Anatomia do coração:
1. Localização
Situado atrás do esterno, acima do m. diafragma, sobre o qual repousa no espaço compreendido entre os dois sacos pleurais, o mediastino (espaço entre os dois pulmões envolvidos pela pleura). Sua maior porção se encontra à esquerda do plano mediano. Fica disposto obliquamente, de tal forma que a base se situa à direita e posteriormente e o ápice à esquerda e anteriormente.
2. Forma
Forma aproximada de um cone truncado. Formado por uma base, um ápice e três faces (esternocostal, diafragmática e pulmonar).
3. Estrutura
Formado por tecido muscular estriado cardíaco, e constitui a sua camada média ou miocárdio. Forrando o miocárdio existe o endocárdio que é o endotélio continuo com a camada intima dos vasos que chegam ou saem do coração. Externamente ao miocárdio há o epicárdio que é uma camada serosa. O miocárdio é altamente especializado e consiste de fibras que se ramificam e se conectam por seus ramos com fibras adjacentes.
4. Anatomia Externa
4.1. Base: por onde entram e saem todos os vasos sanguíneos.
2 veias: (cava superior e cava inferior);
4 veias pulmonares;
2 artérias (aorta e tronco pulmonar);
4.2. Ápice: localizado à esquerda e anteriormente. (é a ponta do coração que fica em contato com o pulmão esquerdo);
4.3. Faces: esterno-costal: Para identificar essa face é encontrar o sulco coronário que é interrompido pelo tronco pulmonar. Abriga as artérias coronárias, separa os átrios (superiores) dos ventrículos (inferiores), localizar o sulco interventricular anterior que marca a posição entre os ventrículos. Duas projeções auriculares uma direita e uma esquerda, que são parte dos átrios, são côncavas de enchimentos, sendo a direita maior que a esquerda.
Face diafragmática: o sulco coronário é completo, abriga a artéria coronária, aloja o seio coronário que é um seio venoso semelhante a uma veia, recebe o sangue da musculatura cardíaca. Identificar o sulco interventricular