Graduando
DISCIPLINA: CIÊNCIA DO SOLO
DOCENTE: VIVIAN GALDINO
TEMPERATURA DO SOLO
DISCENTES:
Diego Santos Oliveira
Geraldo Antônio de Siqueira Neto
Murilo Alceu
Pedro Henrique Tolentino Duarte
Silvio Naves Colto Neto
ANÁPOLIS
AGOSTO/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A temperatura do solo é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento das plantas. O solo, além de armazenar e permitir os processos de transferência de água, solutos e gases, também armazena e transfere calor. A capacidade de um solo de armazenar e transferir calor é determinada pelas suas propriedades térmicas e pelas condições meteorológicas que, por sua vez, influenciam todos os processos químicos, físicos e biológicos do solo. A atividade microbiológica poderá ser interrompida, as sementes poderão não germinar e as plantas não se desenvolverem, se o solo não se apresentar dentro de uma faixa de temperatura adequada para a manutenção dos processos fisiológicos envolvidos. As propriedades físicas da água e do ar do solo, bem como seus movimentos e disponibilidade no solo, além de muitas reações químicas que liberam nutrientes para as plantas, são influenciados pela temperatura do solo. Ademais, o calor armazenado próximo da superfície do solo tem grande efeito na evaporação. As propriedades térmicas do solo e as condições meteorológicas, portanto, influem no meio ambiente das plantas.
DESENVOLVIMENTO
1. Temperaturas do solo
O regime térmico de um solo é determinado pelo aquecimento da superfície pela radiação solar e transporte, por condução, de calor sensível para seu interior.
Dia: superfície se aquece →fluxo de calor para o interior
Noite: resfriamento da superfície →fluxo do interior do solo para a superfície
2. Fatores Determinantes da Temperatura do Solo
O fluxo de calor no solo depende, basicamente, da sua condutividade térmica, de seu calor específico e de sua emissividade, os quais