Graduando
Funcionamento geral – Primeiramente há um aquecimento da caldeira através de um combustível fóssil que pode ser óleo (combustível ou diesel), carvão mineral, gás natural e combustíveis alternativos como restos de matéria orgânica de plantas, madeiras entre outros. Esta queima gera o vapor em alta pressão necessário para que se movimentem as turbinas que estão acopladas em um gerador que produzem energia elétrica. Após isso o vapor é condensado, seu resíduo térmico é transferido para um circuito independente onde sofre uma refrigeração e depois retorna a caldeira completando o ciclo.
Transformação de energia – O potencial mecânico é obtido pela passagem do vapor na turbina a fazendo girar, o gerador que está interligado a turbina é que vai transformar energia mecânica em energia elétrica. Após isso a energia elétrica é levada através de cabos condutores até um transformador do tipo elevador, onde terá sua tensão elevada para uma adequada condução que será feita através de linhas de transmissão até os centros de consumo. Para finalizar são utilizados transformadores abaixadores onde a energia vai ser adequada para os consumidores.
Vantagens e desvantagens -
Vantagens:
-Podem ser construídos perto de centros urbanos diminuindo as linhas de transmissão fazendo com que haja economia de energia.
-Produção contínua de energia.
-Fácil aquisição de combustíveis.
Desvantagens:
-Grande contribuição para o aquecimento global, efeito estufa e chuva ácida.
-Gera impacto ambiental, pois retira à água a temperatura ambiente de rios e devolve em temperatura elevada prejudicando a fauna e a flora.
-Preço mais elevado em comparação ao das usinas hidrelétricas.