Currículo, planejamento e Avaliação
Disciplina: Currículo, planejamento e Avaliação
Questão 1:
Bobbitt tinha uma visão conservadora de currículo, mas que buscava transformação no sistema educacional com fortes mudanças ao currículo clássico humanista da época.
Para Bobbitt, o currículo tinha que apresentar objetivos claros e precisos tais como de uma empresa, com métodos específicos que possibilitasse ao individuo adquirir a técnica do que está sendo ensinado com precisão. Sua visão está ligada a economia com objetivos de formação necessária para que o educando possa exercer com eficiência as ocupações profissionais da vida adulta.
O conceito central de Bobbitt é a eficiência.
O sistema educacional deveria ser tão eficiente quanto qualquer outra empresa econômica.
Já para Dewey que tinha uma visão progressista, um currículo deve se preocupar com a construção da democracia, levar em conta as experiências e os interesses dos alunos.
Para Dewey vida-experiência e aprendizagem estão unidas de tal forma, que a função da escola encontra-se em possibilitar uma reconstrução permanente feita pelo aluno da experiência.
Dewey não defende o ensino profissionalizante como Bobbitt e sim vê a escola voltada para os reais interesses dos alunos, valorizando sua curiosidade natural.
O conceito central de Dewey é a experiência, a qual consiste, por um lado, em experimentar e, por outro, em provar a experiência educativa que se torna para a criança num ato de constante reconstrução.
Ele não aceita a educação para instrução ou somente pela ação e critica a educação tradicionalista.
Dewey concebe que o espírito de iniciativa e independência leva à autonomia e ao autogoverno, que são virtudes de uma sociedade realmente democrática, em oposição ao ensino tradicional que valoriza a obediência.
Questão 2:
Todos nós sabemos que a transformação desse mundo globalizado ocorre em todas as áreas da vida humana, seja nas Ciências, na tecnologia, na economia, política,