Graduando
“ O desenvolvimento humano inicia-se quando um ovócito (óvulo) de uma fêmea é fecundado por um espermatozoide de um macho. O desenvolvimento envolve muitas mudanças que transformam uma única célula, o zigoto, em um organismo humano multicelular. A embriologia se interessa na origem e no desenvolvimento de um ser humano do zigoto até o nascimento. ”
Terminologia Embriológica
Ovócito: Célula germinativa feminina produzida nos ovários. Quando maduro, o ovócito é denominado ovócito secundário.
Espermatozoide: Célula germinativa masculina produzida nos testículos.
Embrião: Refere-se ao ser humano em desenvolvimento durante os estágios iniciais.
Zigoto: Esta célula, resultado da união do OVÓCITO ao ESPERMATOZOIDE, é o início de um novo ser humano. “óvulo fecundado” refere-se ao ovócito secundário(ovócito maduro) fecundado. Ao termino da fecundação, o ovócito torna-se zigoto.
Idade de Fecundação: Calcula-se a idade do embrião ou do feto a partir do primeiro dia do último período menstrual normal. A idade gestacional tem cerca de duas semanas a mais que a idade de fecundação, porque o ovócito só é fecundado duas semanas depois da menstruação precedente.
Clivagem: Série de divisões celulares mitóticas do zigoto que resultam na formação das primeiras células embrionárias (blastômeros). O tamanho do zigoto em clivagem permanece inalterado porque, a cada divisão que se sucedem, os blastômeros tornam-se menores.
Mórula: Quando a clivagem do zigoto produz 12 a 32 blastômeros, o embrião é denominado mórula. Recebe este nome porque os blastômeros se juntam uns aos outros para formar uma bola compacta de células que se assemelha a uma amora. O estágio de mórula ocorre 3 dias após a fecundação, coincidindo com a entrada do embrião no útero pela tuba uterina.
Blastocisto: Após a mórula entrar no útero, uma cavidade preenchida por líquido(a cavidade blastocística ) se desenvolve no seu interior. O embrião agora é chamado