projeto de seminario
Muitas vezes em escolas nos deparamos com alunos, ou mesmo professores preconceituosos, só que muitas vezes esse preconceito parte para uma agressão física.
Muitas vezes os alunos pobres são os que mais sofrem o preconceito, pelo fato das roupas que usam e de onde moram, tem crianças que se sentem discriminadas pela cor do cabelo, cor da pele, pelas roupas que usam ou até mesmo pelo brinquedo que gostam de brincar.
A professora pode trabalhar com as crianças brincadeiras e atividades diárias diferentes em seu dia a dia na escola, contando historias que apresentam personagens negros, pardos, especiais, fazendo teatros de fantoches com bonecos de origem chinesa, africana, europeia, trabalhar com eles sobre a cultura de outras determinadas raças, ver vídeos sobre outras culturas, para as crianças poder compreender melhor que não pode ter racismo.
O ambiente da sala de aula não fica o mesmo quando existe preconceito
OBJETIVOS
Compreender a diferença entre uns e outros para as pessoas valorizar e ter respeito com as crianças diferentes que estão em uma sala de aula.
Mostrar que o racismo não leva a nada pois aquele aluno que esta em sala de aula também vai aprender como os outros.
Ajudar as pessoas a quebrar barreiras do preconceito, mostrando que todos são iguais, e que todas pessoas diferentes merecem apoio em todos os momentos até mesmo em uma sala de aula.
METODOLOGIA
O trabalho de pesquisa acontecerá com pesquisas na internet, pesquisas em livros, observações em salas de aulas nas educações infantis e séries iniciais, pesquisa biográfica, tabulação, analise de dados e questionários aplicados.
CRONOGRAMA
ATIVIDADE
PERÍODO DE EXECUÇÃO
2013
2014
A
S
O
N
D
M
A
M
J
J
A
S
O
N
D
Compreensão do que é pesquisa
X
Elaboração do projeto
X
X
Fundamentação teórica
X
X
X
X
X
X
Coleta de dados: observações,