Graduando
Rafael Menezes, Luciano Mercadante,
Ricardo Machado Leite de Barros - Unicamp
O handebol é uma modalidade esportiva coletiva completa, caracterizada por grande quantidade e variedade em suas movimentações, manipulações de bola e interação com outros atletas. Cinesiologicamente, no handebol os atletas realizam movimentos de flexão e extensão dos braços, adução e abdução. Rotação do pescoço e quadril; flexão e extensão de joelhos; flexão e extensão plantar.
O próprio fato de fotografar as imagens da partida do jogo, técnica desenvolvida pelos irmãos Weber (1971), para se fazer analises e estudos experimentais demonstram todos estes movimentos.
No handebol, a bola deve ser deslocada através de passes; o atleta também pode conduzir a bola dando até três passos para depois passar ou arremessá-la. Esta maneira de conduzir a bola permite ao jogador maior velocidade, segurança e naturalidade nos seus movimentos, por ser uma modalidade esportiva de competitividade, exige de seus praticantes, capacidade física, força, velocidade, elasticidade e flexibilidade. O arremesso é uma atividade violenta que exige muita habilidade e um esforço extremo, além de flexibilidade, força, potência, endurance e coordenação.
O ato de jogar um objeto requer um movimento perfeitamente coordenado e descargas musculares sincronizadas. A flexibilidade dos músculos é fator diferencial na qualidade do movimento. Quanto maior a flexibilidade, maior será à força de contração e menor será o risco de lesão. Há também uma relação entre os tipos de contração. A contração excêntrica, onde o músculo acumula energia para posteriormente contrair concentricamente define a qualidade da contração concêntrica.
No arremesso, o atleta encontra-se com o quadril neutro e ambos os joelhos em extensão. Durante a trajetória percorrida os músculos isquiotibiais encontram-se em extensão e em