Graduando em Engenharia Civil
3.1 INTRODUÇÃO
A prática a seguir apresenta o ensaio que determina o valor do Índice de Suporte Califórnia (ISC) e da expansão do solo em laboratório. Para este ensaio nos baseamos na NBR 9895 /87.
O ensaio de ISC serve para medir a resistência a penetração de uma amostra de solo saturada e compactada segundo o método de Proctor. A seguir serão apresentados os materiais e métodos utilizados na prática e posteriormente os resultados obtidos durante o experimento.
3.2 Materiais Utilizados
Nesta prática foram utilizados os seguintes materiais:
- Cilindro
- Prato perfurado com haste ajustável
- Pesos anelares
- Disco espaçador
- Tripé porta extensômetro
- Extensômetro
- Proveta
- Régua biselada
- Pá de mão
- Cronômetro
- Balança
- Estufa
- Soquete
- Tanque para imersão do corpo de prova
- Prensa
- Balança
3.3 Métodos
Inicialmente pesa-se 6 kg de solo que passa na peneira 19 mm na umidade ótima. Em seguida coloca-se o disco espaçador no cilindro e insere-se o solo, a cada pá de solo aplica-se 12 golpes com o soquete para compactar o solo, o procedimento é repetido até a 5ª camada. Pesa-se o cilindro com o solo compactado.
Em seguida é retirado o disco espaçador e inserido o prato perfurado, os pesos anelares e o tripé porta extensômetro e o extensômetro. Logo após mergulha-se a amostra no tanque até atingir a saturação, por norma deve-se tirar após quatro dias, porém, devido ao curto espaço de tempo da aula prática, foi retirado em poucos minutos e estimado uma expansão no solo. A seguir, aguarda-se um instante para secagem da amostra. A norma recomenda um período de secagem de 15 minutos, porém, para fins didáticos, não esperou-se esse tempo.
O conjunto é levado à prensa e verifica-se as leituras no extensômetro nos tempos de 30s, 1min, 1,5 min,2min, 2,5 min, 3,5 min, 4min,