Estatística
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTÁTISTICA
DISCIPLINA: 5108 - ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA CIÊNCIAS EXATAS.
PROFESSOR: PAULO JOSÉ DE FREITAS FILHO.
FLORIANÓPOLIS, 05 de ABRIL de 2012.
GRADUANDAS: IZADORA ZANELLA SCARIOT E JÚLIA DA SILVA NOGUEIRA.
PRIMEIRO RELATÓRIO
INTRODUÇÃO
Atualmente, o mercado para o engenheiro civil está aquecido em todo o país, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos. Esse mercado pode ser dividido em algumas áreas como, construção civil, saneamento, hidráulica e transporte. Assim como todos os demais graduandos de engenharia civil, os da UFSC também devem optar por uma dessas categorias. Entretanto, são vários caminhos que levam a essa escolha. Tais caminhos podem ser determinados por motivos acadêmicos, como disciplinas, professores, estágios ou por motivos pessoais, como financeiro, influencia familiar, aptidão.
MOTIVAÇÃO
Como graduandas de engenharia civil, temos interesse em avaliar como o meio acadêmico pode influenciar na escolha da área de atuação no mercado de trabalho da Engenharia Civil. O resultado dessa pesquisa pode esclarecer qual o melhor caminho que nós, como atuais estudantes de engenharia civil, podemos tomar para que a nossa escolha profissional seja feita o mais conscientemente possível. Ao mesmo tempo, através da pesquisa, temos a chance de descobrir quais são as disciplinas que despertam maior interesse dos alunos e, além disso, saber se o departamento de ECV possui professores qualificados o suficiente para que influencie o aluno a seguir a mesma área da disciplina lecionada. Com isso, tentar reparar essas falhar através da apresentação da nossa pesquisa ao departamento ECV.
PERGUNTA DE PESQUISA Esperamos encontrar com a nossa pesquisa respostas para uma série de questionamentos como: até que ponto a influência acadêmica interfere na escolha da área específica a ser seguida? Será que o professor sendo um bom profissional