O que são fontes renováveis e não renováveis?
Antes de estudarmos mais a fundo a cerca dos combustíveis renováveis e não renováveis, temos que entender o que significa exatamente esta definição e por que está tão em moda estes termos nos tempos de hoje?
Todos os seres vivos, independentemente da espécie a qual me refiro, retiram sua sobrevivência da natureza. Seja para comer, beber ou se abrigar, os recursos naturais estão sempre a disposição dos seres vivos. Sempre a disposição? Bom, não é exatamente desta forma. No caso dos seres humanos esta disponibilidade de recursos se torna ainda mais crítica. Mas por quê? Vamos pensar um pouco.
Os outros seres vivos retiram recursos naturais do tipo, água para beber, frutas, outros animais, folhas entre outras coisas para comer, usam cavernas para se abriga, árvores para fazer ninhos, ou seja, o que estou querendo dizer é que os recursos são usados apenas para a sobrevivência. No caso dos seres humanos, a exploração dos recursos naturais se dá de forma muito violenta. O primeiro ponto é que somos muito, mas muito numerosos, chegamos a 7 bilhões de habitantes na terra e isso demanda muito recurso não acham?! Em segundo lugar, e ainda mais perigoso, é que somos uma espécie tão engenhosa que criamos uma série de artefatos que não são necessariamente voltados para nossa sobrevivência, mas sim para nosso bem estar e isto exige ainda mais da natureza. Imaginem quanto ferro o homem não tira da natureza para criar objetos do dia a dia de bilhões de pessoas por exemplo. Quanta matéria prima não é utilizada para fazer tantos carros, prédios, rodovias, CDs, móveis, pontes, livros, enfim, tudo que compõe uma grande cidade.
Pois bem, esta retirada de matéria prima da natureza foi aumentando muito com o passar do tempo, de modo que atingiu um ponto onde a natureza não está aguentando mais e os recursos não renováveis estão acabando em ritmo acelerado. Certo, mas afinal de contas quais são os recursos não renováveis e quais são