Civil
RESULTADOS
Analisados os modelos, procedeu-se à observação dos resultados e posterior tratamento dos dados para que, devidamente organizados se tornassem passíveis de ser comparados entre si e com os resultados experimentais descritos no Capítulo 2.
7.1
DEFORMADA
O primeiro e mais imediato indicador da validade da análise numérica é a posição deformada. Observando as várias deformadas obtidas e comparando-as com as referidas por
Martins (citação) nos seus ensaios em painéis de laje justapostos, pode concluir-se que as deformações são qualitativamente idênticas.
Perspectiva 3D
Corte transversal a meio vão
Figura 7.1 – Deformada resultante da solicitação de três painéis de HCS20 justapostos com as juntas fendilhadas, sujeito a carga concentrada a meio vão na nervura central.
92
Capítulo 7
Perspectiva 3D
Corte transversal a meio vão
Figura 7.2 – Deformada resultante da solicitação de três painéis de HCS20 justapostos com as juntas fendilhadas, sujeito a carga concentrada a meio vão na nervura peiférica.
Perspectiva 3D
Corte transversal a meio vão
Figura 7.3 – Deformada resultante da solicitação de três painéis de HCS20 justapostos com as juntas fendilhadas, sujeito a carga concentrada a meio vão na junta entre painéis.
7.2
DISTRIBUIÇÃO GLOBAL DE ESFORÇOS
A distribuição global de esforços foi observada nos modelos constituídos por elementos finitos de laje. Dada a analogia dos dois elementos estudados HCS20 e HCS50 no que toca à distribuição de cargas, os resultados preliminares mostrados são exclusivamente dos elementos HCS20.
Resultados
7.3.1
MOMENTOS FLECTORES SEGUNDO X E Y
Figura 7.4 – Distribuição de momentos flectores segundo x [N.m/m].
Carga a meio vão sobre a nervura central.
Figura 7.5 – Distribuição de momentos flectores segundo y [N.m/m].
Carga a meio vão sobre a nervura central.
93
94
Capítulo 7
Como esperado, a distribuição de momentos segundo a direcção