DIRETRIZES BIOCLIMÁTICAS PARA UMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
INTRODUÇÃO
Construções bioclimáticas, arquitetura sustentável, ecovilas, green buildings, empreendimentos verdes são temas bastante discutidos hoje, com a preocupação cada vez maior com as questões ambientais.
Parecem ter sido inventados há pouco tempo, porém, muito do que permeia tais conceitos vem sendo utilizado pelo ser humano desde os primórdios.
Das primeiras cabanas aos grandes arranha céus, o homem sempre aproveitou os recursos naturais (sol, vento e vegetação) a favor de seus ambientes construídos.
Em vista das fundamentações apresentadas, uma solução para a falta de qualidade ambiental na construção civil é o desenvolvimento de projetos e sistemas construtivos adequados ao clima local, utilizando os recursos naturais de insolação, iluminação, ventilação e vegetação.
E de fundamental importância conhecer as variáveis climáticas que atuam sobre determinado lugar, de modo que todos os fatores e elementos climáticos possam ser aproveitados da melhor forma no projeto dos espaços, em beneficio do homem.
Entretanto a pergunta que nos norteia é como os recursos naturais podem serem importantes para uma construção ser considerada como sustentável?
OBJETIVO ESPECÍFICO
Evidenciar a importância da aplicação de diretrizes bioclimáticas na elaboração, execução e consolidação de uma construção considerada sustentável.
OBJETIVO GERAL
- Correta orientação solar e aos ventos dominantes do local;
- Ventilação cruzada dentro da habitação;
- Iluminação natural dos ambientes, principalmente daqueles mais utilizados durante o dia, como a cozinha;
- Uso de fontes renováveis de energia, como a solar;
- Coberturas verdes para conforto térmico da habitação.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para uma melhor compreensão das diretrizes bioclimáticas, adotaremos uma construção residencial fictícia para uma família média de 4 pessoas, situada na cidade de Guarapari, Espírito Santo.
1.0 ORIENTAÇÃO SOLAR E AOS