Aceitar
Diretrizes para uma construção sustentável * Pensar em longo prazo o planejamento da obra * Eficiência energética * Uso adequado da água e reaproveitamento * Uso de técnicas passivas das condições e dos recursos naturais * Uso de materiais e técnicas ambientalmente corretas * Gestão dos resíduos sólidos. Reciclar, reutilizar e reduzir * Conforto e qualidade interna dos ambientes * Permeabilidade do solo * Integrar transporte de massa e/ou alternativos ao contexto do projeto.
Dicas da Arquitetura Bioclimática de acordo com o clima
Algumas Eco-Técnicas:
CASCAJES
São tetos feitos de painéis abobadados com uma largura de 50 cm e podem cobrir um vão de até 4 metros. Alem de ser pré-fabricado, este sistema de ferrocimento tem a vantagem de economizar material básico, cimento, pois os painéis são muito finos, com um pouco mais de 1 cm de espessura, engrossando até uns 3 cm nos cantos. As cascajes podem ser usadas tanto como tetos ou como lajes para poder fazer a casa em vários estágios depois. Neste caso o teto vira laje sem mexer com a estrutura, só precisa nivelar os vales entre as curvas.
CASA PRÉ-MOLDADA
É uma casa construída com todos os elementos pré-moldados, utilizando-se a técnica do plasto com exceção das paredes que são construídas de forma tradicional, ou seja, de pau-a-pique ou tijolos.
CAIXA D’ÁGUA
Pode ser construída com a técnica dos plastos. Sendo assim, sua resistência e durabilidade estão relacionadas com a configuração, ou seja, com a forma que as placas de cimento serão montadas.