Aceitar
O processo de produção de comprimidos pode ser realizado através da compressão direta de pós ou pela compressão de grânulos. A granulação, que dá origem aos grânulos, consiste na aglutinação de partículas de pó através de pressão sobre estas ou através do emprego de líquidos aglutinantes. Ela pode ser do tipo a seco ou via úmida. Na indústria em questão o processo de granulação estudado é realizado via úmida.
Fluoxograma
Mistura
Granulação
Secagem
Calibração
Lubrificação
Comprenssão
Acondiconamento/Embalagem
Mistura
Na máquina malaxadora (que tem como função misturar os ingredientes) coloca-se Hidroclorotizada (P.A) e excipientes (lactose, maltodextrina, goma arábica e parte do amido), misturando esses ingredientes. À parte, dissolve-se sacarose em água quente e gelatina em água. Ainda, à parte, dissolve-se o amido restante em água fria e verte-se na solução de gelatina, o que resulta em goma de amido. Coloca-se, então, na goma de amidoa solução de sacarose obtida anteriormente. Mistura-se até obter uma massa homogênea.Junta-se o pó da malaxadora com a massa obtida e mistura-se.
Granulação
Granulados podem representar um produto intermediário decisivo na elaboração de formas farmacêuticas sólidas. O conhecimento das características ligadas às diversas metodologias de produção constitui, portanto, fator necessário no momento de escolha da técnica a ser empregada. Este artigo descreve os principais métodos de granulação, abordando também os princípios de formação e as propriedades dos produtos formados.
A granulação tem por objetivo transformar partículas de pós cristalinos ou amorfos em agregados sólidos de resistência e porosidade variadas. Em comparação a uma simples mistura de pós, o granulado apresenta algumas vantagens:
•melhor conservação da homogeneidade de distribuição dos componentes e das fases granulométricas;
•maior densidade;
•facilidade superior de