portugues
Escrito por JOÃO UBALDO RIBEIRO, que tem o humor e historias de vida como característica em suas narrativas.
Vida e Paixão de Pandonar, o Cruel, conta a história de Geraldo, um garoto sonhador, de imaginação fertil, que inventa línguas secretas, tenta hipnotizar professores, tem um amigo chamado Roquetão, metido à cientista maluco e no seu imaginário cria o personagem Pandonar, o poderoso e multitalentoso. Geraldo através do seu personagem cria situações que no seu mundo real não consegue fazer ou realizar, por medo, por timidez ou até mesmo por se sentir incapaz. Pandonar vira craque da seleção brasileira, viaja até o Sol e se apaixona por Maria Helena sua colega de sala. A partir desse momento Geraldo passa por transformações, descobre sentimentos bons e ruins, descobre o amor, a paixão, emoções, sensações e decepções e quando se sente diminuído se transforma em Pandonar. Assim é a vida multi-sensações para o conhecimento e o aprendizado.
Tudo começou na aula de historia geral do professor Cícero, quando Geraldo entrou no mundo de Pandonar imaginando o uso do poder da mente na historia abordada e assim ficando distante da aula, até o professor perguntar para Fernandinho seu amigo de sala o que era uma metáfora? – Fernandinho respondeu com palavras difíceis, mas que não tinha o conhecimento dos significados de sua resposta, então o professou voltou a questiona-lo novamente, diante do suspense criado por conta dos questionamentos do professor, Geraldo voltou para o mundo real arregalou os olhos para o professor e pensou: -- Seu eu dirigir minha força para a barriga dele, ele vai ficar com dor de barriga, pode ser até que de um vexame.
Repentinamente o professor Cícero mirou em Geraldo e pediu um exemplo de metáfora, Geraldo respondeu e percebeu que não deveria ter dito aquilo, -- Fora! Gritou Cícero. E pela primeira vez Geraldo foi para diretoria, pela primeira vez Geraldo se apaixonou. Diante do olhar de Maria Helena