Graduanda
Controle e Instrumentação
Engenharia Elétrica
Instrumentação para operação em área classificada
Resumo Este trabalho descreve os requisitos e instrumentos utilizados para fins de instrumentação e controle em áreas classificadas, que são regiões em que a probabilidade da presença de uma atmosfera explosiva exige que sejam tomadas precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos e eletrônicos. Uma noção de classificação de áreas segundo as normas IEC, e ABNT é apresentada, bem como os requisitos necessários para utilização de equipamentos e acessórios nesses locais.
Palavras Chaves: instrumentação, áreas classificadas, atmosfera explosiva.
Introdução
A existência de áreas com risco de explosão não é algo presente apenas no ambiente industrial, podendo ser vistos cenários em diversos segmentos, vindo a ocorrer até mesmo nos perímetros urbano e rural. Como exemplos de locais com a possibilidade e presença de áreas com risco de explosão podem ser citados:
Refinarias de petróleo.
Gasodutos e oleodutos.
Tanques de armazenamento de combustíveis.
Postos de abastecimento de gasolina, álcool, diesel e gás natural veicular.
Indústria alimentícia, farmacêutica, de açúcar e de álcool.
Armazéns, fábricas ou silos de armazenamento de grãos, fibras ou poeiras combustíveis, tais como soja, milho, arroz, fertilizantes, plásticos e poeiras metálicas.
Áreas de abastecimento de aviões em aeroportos.
Muitas instalações de sistemas de instrumentação industrial estão envolvidas em situações com a existência de áreas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, o que leva a se ter a necessidade de requisitos especiais de especificação e proteção dos equipamentos e instrumentos, de forma que estes não possam representar uma fonte de potencial risco de ignição, devido à possibilidade de geração de centelhas ou pontos quentes acima das temperaturas de autoignição dos componentes do