graduanda
FACULDADE DE SAÚDE E CIÊNCIAS DA VIDA
CURSO DE BIOMEDICINA
VIVIANE APARECIDA BAPTISTELLA
MECANISMOS E VIRULÊNCIA BACTERIANA RELACIONADOS ÀS MICRO-ESTRUTURAS DESTES AGENTES. MECANISMOS DE RESISTÊNCIA LIGADOS A ESBL E DE AGENTES VISA.
TRABALHO DE DEPENDÊNCIA
MICROBIOLOGIA I
ITU - SP
2014
Introdução
Neste trabalho iremos entender o que é virulência bacteriana,e seus fatores de virulência, também vamos conhecer o que significa ESBL e agentes VISA.
Vamos descobrir como os mecanismos de resistência funcionam e como estão ligados ao ESBL e ao VISA.
Virulência bacteriana
A capacidade que as bactérias possuem em causar doenças descritas em números de bactérias infectantes, sua via de entrada no organismo, os efeitos dos mecanismos de defesa desse hospedeiro e características das bactérias chamadas de fatores de virulência.
Fatores de virulência
A capacidade que algumas bactérias têm de se resolver, se reproduzir e de se espalhar no organismo do hospedeiro, invadindo esse organismo e produzindo toxinas. Essas bactérias soltam enzimas interferindo na fagocitose, coagulase, catalase e inativam alguns antibióticos.
As patogêneses são provocadas e desencadeiam grandes lesões causando:
Reações inflamatórias severas
Respostas auto-imune
Reações de hipersensibilidade
ESBL – Extended Spectrum Beta-Lactamase
Acúmulo de enzimas, ou seja, uma forma que bactérias encontraram de criar uma resistência aos antibióticos a exemplo da penicilina. Enzimas essas produzidas por dois tipos diferentes de bactérias:
Escherichia coli
Klebsiella pneumoniae
Bactérias causadoras de infecções, entram em um determinado lugar do corpo que não são propicios encontra-lo, por exemplo, o trato urinário.A infecção mais comum encontrada é a infecção urinária, mas também encontram-se as infecções no pulmão, sangue e por feridas. Essas