Graduanda
Responda com base no filme “Laranja Mecânica” visto em sala de aula e com os pressupostos da personalidade segundo a Teoria do Traço e o Behaviorismo.
1. Utilizando a teoria do “Big Five”, como você descreveria a personalidade do personagem Alex?
Resposta - Abertura: Alta. Alex estava sempre tentando fazer atividades que diferenciassem sua rotina. Em casa era uma coisa, na rua outra. Uma pessoa muito criativa e imaginativa. Consciência: Baixa. Fiquei em dúvida, pois o personagem não é tolerante a frustrações, só passa a ser após o condicionamento. Ao mesmo tempo, possui quase todas as características de baixa consciência, principalmente a característica “hedonístico”, pois suas principais atividades têm a ver com satisfazer seus desejos, vontades. Extroversão: Alta. Alex pode ser considerado extrovertido, por conter mais características deste traço. Amabilidade: Baixa. Alex não liga para nada além de si mesmo. Possui praticamente todas as características de uma personalidade com baixa amabilidade, antes do condicionamento. Neuroticismo: Baixo, antes do condicionamento; alto, após o condicionamento.
2. As principais concepções apresentadas no filme quanto ao desenvolvimento e a modificação da personalidade enquadram-se mais dentro das concepções de qual autor do Behaviorismo? Explique.
Resposta: Skinner. No experimento realizado para modificar o comportamento de Alex, o medicamento utilizado serve como estímulo incondicionado e a náusea, como resposta incondicionada. Já os filmes com cenas de violência extrema, podem ser considerados estímulos condicionados, pois assumem o papel de provocar a náusea. Após o condicionamento, Alex não conseguia mais participar ou até mesmo visualizar comportamentos violentos, pois se sentia mal. Assim, passou a esquivar-se para não vivenciar as náuseas causadas pela exposição ao comportamento violento, bem como para evitar as punições. Ou seja, pela exposição tem-se a resposta