Graduanda
«Certos verbos intransitivos ocorrem em construções com um predicativo do sujeito. Neste caso, os predicativos não são obrigatórios, mas opcionais: A Rita chegou esfomeada.»
Saliente-se a utilidade desta nota para classificar como predicativo do sujeito a ocorrência de «calado» na frase em causa. Com efeito, sendo trabalhar um verbo intransitivo, é fácil detetar o paralelo estrutural «ele trabalhava calado» e «a Rita chegou esfomeada», uma vez que nas duas frases os adjetivos são parafraseáveis por uma oração reduzida de gerúndio com o verbo copulativo estar: «estando calado/esfomeada».
Acresce que, noutras respostas, se tem feito referência a este tipo de predicativo, que Evanildo Bechara, na sua Moderna Gramática Portuguesa (37.ª edição, págs. 428-431), chama «anexo predicativo». No entanto, um estudo de Vera Eleen Noschang Pereira (Concepção de Small Clauses Nominais Amalgamadas nas Estruturas Predicativas Complexas do Português Brasileiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005, págs. 15-17) mostra que, mesmo no quadro da gramática tradicional, se denomina predicativo do sujeito o grupo adjetival que forma, com um verbo transitivo ou intransitivo, um predicado verbo-nominal.
A título de curiosidade, refira-se que o gramático português Augusto Epifânio da Silva Dias (Syntaxe Historica da Lingua Portuguesa, 2.ª edição, 1933, pág. 60) designava esta função sintática não como predicativo do sujeito, mas como aposto:
[...] o adjectivo, como tal, é [...] aposto (e neste caso designa o