desflorestação
fig.1 Pulmões do planeta Terra: Amazónia
O que é a desflorestação?
Desflorestação, desflorestamento ou desmatamento é o processo de desaparecimento completo e permanente de florestas atualmente causado em sua maior parte pela atividade humana.
Esta, tem vindo a experimentar uma tal amplitude que põe em risco a biodiversidade.
Introdução ao tema
As florestas têm uma importante função na regulação do clima. As árvores e a restante cobertura vegetal, ao absorverem CO2 da atmosfera, contribuem para a diminuição do aquecimento global.
Nas florestas, a cobertura arbórea abriga muitas outras formas de vida. Pelo menos metade da biodiversidade terrestre encontra-se nas florestas. Sendo as florestas tropicais húmidas quem tem mais biodiversidade devido à sua estabilidade climática. A desflorestação tem atingido todos os tipos de florestas sendo as tropicais as mais afetadas. Cerca de metade das florestas existentes no mundo foram destruídas. O ser humano torna-se assim o principal causador da extinção de muitas espécies, visto que tem grande responsabilidade pela desflorestação. Ao longo da história da Terra houve grandes extinções devido a catástrofes naturais, mas atualmente a principal causa deve-se ao Homem. Este tem explorado os recursos naturais de uma forma cada vez mais agressiva. Pelo que, no último século as taxas de extinção encontravam-se muito superiores ao normal.
Principais causas antrópicas da desflorestação:
Conversão das florestas em áreas destinadas à agricultura e à pecuária :
- As árvores são cortadas ou incendiadas para a transformação do terreno em áreas destinadas à agricultura e à pecuária. Mesmo quando estes terrenos não são adequados para a agricultura.
Fragmentação das florestas para construções de vias de comunicação e expansão de centros urbanos: - As árvores são abatidas para construção de